O intuito desta postagem é fornecer uma lista de filmes passíveis de serem trabalhados em sala de aula na disciplina História. Desde "A Guerra do Fogo", uma visão da Pré-História, até "Olga" ou "Barão de Mauá", mais voltados para a História do Brasil, estas películas possibilitam um trabalho crítico de viés histórico com os alunos das séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Vale salientar que o uso de televisão e cinema em sala de aula não pode (nem deve) substituir a explicação histórica. Segundo Crislane Barbosa Azevedo (doutora em Educação pela UFRN), o filme deve, sim, ser usado como contribuição "[...] para uma melhor compreensão dos alunos a respeito das questões de cunho histórico", devendo levar-se em consideração a análise das intenções do remetente, bem como as estruturas comunicacionais e as reações do receptor. Deve procurar perceber-se as intencionalidades de quem produziu (quem produziu, a quem se dirige, por que) e analisar-se o "que" e "como" foi dito (análise semântica).
O professor de História deve usar o filme como documento, levando em atenção "[...] o contexto social e político de produção da obra e a recepção do filme pelo público" (AZEVEDO, 2011, p. 71), pois, por vezes, "[...] um filme tem mais a dizer sobre o momento em que foi produzido do que sobre a época que pretende retratar" (AZEVEDO, 2010, p. 14).
Segue abaixo a lista de filmes (com indicação do assunto que trata) para uso em sala de aula na disciplina História. Para assistir qualquer um deles clique sobre o nome embaixo da foto.
A Guerra do Fogo (Pré-História)
O Doador de Memórias (A importância da memória)
300 (Grécia Antiga)
Tróia (Grécia Antiga)
Spartacus (Império Romano)
Gladiador (Império Romano)
Cruzada (Idade Média)
Coração Valente (Idade Média)
1492 - A Conquista do Paraíso (Descoberta das Américas)
O Homem da Máscara de Ferro (Absolutismo)
Lutero (Reforma Protestante)
Shakespeare apaixonado (Renascimento)
Maria Antonieta (Revolução Francesa)
Tempos Modernos (Revolução Industrial)
O Grande Ditador (Segunda Guerra Mundial)
Pearl Harbor (Segunda Guerra Mundial)
Boa noite e boa sorte (Guerra Fria)
Malcolm X (Guerras étnico-raciais)
Diamante de sangue (África no séc. XX)
Olga (América latina no séc. XX)
Barão de Mauá (Industrialização do Brasil)
Bom trabalho!
Postagem de Emídio de Medeiros (emidio.medeiros@hotmail.com)
Postagem de Emídio de Medeiros (emidio.medeiros@hotmail.com)
Referências bibliográficas:
AZEVEDO, Crislane Barbosa. A renovação dos conteúdos e métodos da História ensinada. Revista Percursos, v.11, n. 02. Florianópolis, 2010.
AZEVEDO, Crislane Barbosa; LIMA, Aline Cristina Silva. Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro, Joaçaba, v. 36, n. 1, p. 55-80. 2011.
Filmes para você estudar História. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/70-filmes-para-voce-estudar-historia/>. Acesso em: out 2014.
História Online. Disponível em: <http://historiaonline.com.br/hotv/filmes/>. Acesso em: out 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário