quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Guia de Filmes para trabalhar em sala nas aulas de História

          O intuito desta postagem é fornecer uma lista de filmes passíveis de serem trabalhados em sala de aula na disciplina História. Desde "A Guerra do Fogo", uma visão da Pré-História, até "Olga" ou "Barão de Mauá", mais voltados para a História do Brasil, estas películas possibilitam um trabalho crítico de viés histórico com os alunos das séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
          Vale salientar que o uso de televisão e cinema em sala de aula não pode (nem deve) substituir a explicação histórica. Segundo Crislane Barbosa Azevedo (doutora em Educação pela UFRN), o filme deve, sim, ser usado como contribuição "[...] para uma melhor compreensão dos alunos a respeito das questões de cunho histórico", devendo levar-se em consideração a análise das intenções do remetente, bem como as estruturas comunicacionais e as reações do receptor. Deve procurar perceber-se as intencionalidades de quem produziu (quem produziu, a quem se dirige, por que) e analisar-se o "que" e "como" foi dito (análise semântica). 
         O professor de História deve usar o filme como documento, levando em atenção "[...] o contexto social e político de produção da obra e a recepção do filme pelo público" (AZEVEDO, 2011, p. 71), pois, por vezes, "[...] um filme tem mais a dizer sobre o momento em que foi produzido do que sobre a época que pretende retratar" (AZEVEDO, 2010, p. 14).

          Segue abaixo a lista de filmes (com indicação do assunto que trata) para uso em sala de aula na disciplina História. Para assistir qualquer um deles clique sobre o nome embaixo da foto.

A Guerra do Fogo (Pré-História)
  O Doador de Memórias (A importância da memória)
 300 (Grécia Antiga)
 Tróia (Grécia Antiga)
 Spartacus (Império Romano)
 Gladiador (Império Romano)

Cruzada (Idade Média)

 Coração Valente (Idade Média)

 1492 - A Conquista do Paraíso (Descoberta das Américas)


 Lutero (Reforma Protestante)

 Shakespeare apaixonado (Renascimento)

 Maria Antonieta (Revolução Francesa)

 Tempos Modernos (Revolução Industrial)

 O Grande Ditador (Segunda Guerra Mundial)

 Pearl Harbor (Segunda Guerra Mundial)

 Boa noite e boa sorte (Guerra Fria)

 Malcolm X (Guerras étnico-raciais)

 Diamante de sangue (África no séc. XX)

 Olga (América latina no séc. XX)

 Barão de Mauá (Industrialização do Brasil)


Bom trabalho!

Postagem de Emídio de Medeiros (emidio.medeiros@hotmail.com)

Referências bibliográficas:

AZEVEDO, Crislane Barbosa. A renovação dos conteúdos e métodos da História ensinada. Revista Percursos, v.11, n. 02. Florianópolis, 2010.
AZEVEDO, Crislane Barbosa; LIMA, Aline Cristina Silva. Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro, Joaçaba, v. 36, n. 1, p. 55-80. 2011.
Filmes para você estudar História. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/70-filmes-para-voce-estudar-historia/>. Acesso em: out 2014.
História Online. Disponível em: <http://historiaonline.com.br/hotv/filmes/>. Acesso em: out 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário