segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Filme na sala de aula: "O doador de memórias"


 Para assistir o filme clique AQUI

FILME: O doador de memórias: é indicado para exibir a partir do 8° ano do ensino fundamental devido à maturidade reflexiva que exige na sua compreensão.

          Este filme trabalha, de uma forma romantizada, a importância da memória (história), para a humanidade e nos dá um exemplo de como seria a sociedade sem o acúmulo de memórias. Na "sociedade ideal" retratada no filme, existe um equilíbrio para tudo, e tudo é igual - não existe distinções ou diferenças. A memória é motivo de sofrimento e temor, pois suscitaria tudo que há de ruim na humanidade, como a guerra, a dor, a morte, a perda, e muitos outros conceitos que são gradualmente esquecidos por todos nesta sociedade. Isso só é possível porque um indivíduo é incumbido de guardar todas as memórias. A tensão ocorre quando se percebe que não ter memória é além de perder tudo que há de ruim na humanidade, perder também tudo que há de bom.

         Assim o papel do professor seria conscientizar os alunos a respeito do que se ganha com a preservação da memória e da história. Qual a importância da história numa sociedade? No filme, o recebedor de Memórias tem função de aconselhar, é o sábio por excelência da comunidade, pois ele tem em si todas experiências. Ele sabe o que pode ser prejudicial às pessoas. Sabe o que deve ser evitado e sabe o que é injusto, o que causa dor. A história, neste caso, é posta muito mais como uma ferramenta a favor da sociedade, para lhe proporcionar um bem maior, mas se torna uma arma de destruição se usada erroneamente. Por isso apenas o recebedor tem as memórias. Quem seria este recebedor na sociedade atual?

        Todas essas questões e reflexões não precisam ser respondidas pelos alunos. O importante é pensar sobre elas. Assim se torna proveitoso realizar uma discussão ou uma dinâmica em sala, e/ou uma síntese crítica para avaliar o impacto do filme sobre os alunos.

 Postagem de Emídio de Medeiros (emidio.medeiros@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário