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FILME: O doador de memórias: é indicado para exibir a partir do 8° ano do ensino fundamental devido à maturidade reflexiva
que exige na sua compreensão.
Este
filme trabalha, de uma forma romantizada, a importância da
memória (história), para a humanidade e nos dá um exemplo de como seria a
sociedade sem o acúmulo de memórias. Na "sociedade ideal" retratada no
filme, existe um equilíbrio para tudo, e tudo é igual - não existe
distinções ou diferenças. A memória é motivo de sofrimento e temor,
pois suscitaria tudo que há de ruim na humanidade, como a guerra, a dor, a
morte, a perda, e muitos outros conceitos que são gradualmente
esquecidos por todos nesta sociedade. Isso só é possível porque um
indivíduo é incumbido de guardar todas as memórias. A tensão ocorre
quando se percebe que não ter memória é além de perder tudo que há de
ruim na humanidade, perder também tudo que há de bom.
Assim o papel do professor seria conscientizar os alunos a
respeito do que se ganha com a preservação da memória e da história. Qual a importância da história numa sociedade? No filme, o recebedor
de Memórias tem função de aconselhar, é o sábio por excelência da
comunidade, pois ele tem em si todas experiências. Ele sabe o que pode
ser prejudicial às pessoas. Sabe o que deve ser evitado e sabe o que é
injusto, o que causa dor. A história, neste caso, é posta muito mais
como uma ferramenta a favor da sociedade, para lhe proporcionar um bem
maior, mas se torna uma arma de destruição se usada erroneamente. Por
isso apenas o recebedor tem as memórias. Quem seria este recebedor na
sociedade atual?
Todas essas questões e reflexões não precisam ser respondidas pelos alunos. O
importante é pensar sobre elas. Assim se torna proveitoso realizar uma
discussão ou uma dinâmica em sala, e/ou uma síntese crítica para
avaliar o impacto do filme sobre os alunos.
Postagem de Emídio de Medeiros (emidio.medeiros@hotmail.com)
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