sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Os jogos na escola



Os jogos são um importante recurso didático no ensino de História, pois permitem trabalhar os conteúdos, mobilizar e gerar conhecimentos tanto nos alunos quanto nos professores por meio da pesquisa. Os jogos se interligam com a pesquisa, pois sua construção passa por diversos passos que são projetados por professores e alunos, mas tendo sempre o professor como mediador das atividades.
                      
 “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de  certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”.(HUIZINGA, 1971, p. 33)

Em nosso blog disponibilizamos algumas propostas de jogos que podem ser aplicadas, e você professor, muita calma nessa história!

Segue abaixo dois exemplos de jogos bem educativos e divertidos: duas trilhas (A Viagem de Cabral e Folclore, Expressão corporal).

 Trilha A Viagem de Cabral




Este jogo é direcionado para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo trabalhar as grandes navegações, mais especificamente a viagem de Cabral ao Brasil e seu retorno.

Organização da turma
- Formar duplas

 Capacidades a serem trabalhadas
 – Fixar a aprendizagem vivenciando de uma maneira prazerosa a história sobre a viagem de  Cabral para o caminho das Índias e sua chegada ao Brasil.

 Material
- Tabuleiro com a trilha, 1 dado e os marcadores;
- Uma caixa de sapato, pintada e colada uma alça para transformá-la em maleta;
- Vários objetos utilizados em nossa higiene pessoal;
- Cartas com atitudes ou ações relacionadas ao objeto.

Desenvolvimento
 Escolhe quem irá iniciar o jogo lançando o dado. Começa quem tirar o número maior. Joga o dado e segue as orientações escritas no tabuleiro. Vence o jogo quem fizer a viagem toda de ida e volta e chegar primeiro a Portugal.

Trilha Folclore, Expressão cultural



Em mais um jogo para o Ensino Fundamental temos a possibilidade de trabalhar a diversidade cultural de nosso país, além de serem trabalhados valores importantes como o respeito à diferença e o fortalecimento de uma identidade nacional.

 Organização da turma
- Organize os alunos em grupos de 2 a 4 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas
- Permitir que o aluno perceba as diversidades culturais que existem de um lugar para o outro.

Material
- Tabuleiro com a trilha
- 1 dado e os marcadores para cada participante

Desenvolvimento
Joga o dado, quem tirar o número maior começa o jogo. Dá inicio fazendo o lançamento do dado para saber quantas casas deve avançar. Ao chegar a uma  casa, deve ler em voz alta a  explicação que está ali e avançar mais ou voltar,  conforme o que estiver escrito. Ganha quem atingir o ponto de chegada primeiro.

Em breve volto com mais jogos. Bom trabalho!



 Postagem de Marcos Medeiros (marcos07medeiros@hotmail.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário